O volume de vendas do comércio varejista caiu 0,3% em agosto, em comparação com julho, quando registrou alta de 0,6%. O setor acumula alta de 5,1% no ano e de 4% nos últimos 12 meses. Em relação ao mesmo mês do ano passado, o varejo subiu 5,1%, a 15ª taxa consecutiva no campo positivo. Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgada nesta quinta-feira (102) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). (Foto ilustração)
A média móvel trimestral variou -0,2% no trimestre encerrado em agosto.
Apenas artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria apresentou crescimento de 1,3% entre julho a agosto de 2024.
Na passagem de julho para agosto de 2024, a taxa média nacional de vendas do comércio varejista variou -0,3% com predominância de resultados negativos, atingindo 17 das 27 unidades da Federação, com destaque para: Minas Gerais (-2,4%), Tocantins (-2,0%) e Rondônia (-1,8%).
Por outro lado, pressionando positivamente, figuram 6 das 17 unidades da Federação, com destaque para Roraima (2,2%), Ceará (2,1%) e Bahia (1,3%). (Clarissa Lemgruber)

No Comment! Be the first one.