O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT-Foto) abre nesta quinta-feira (6) a cúpula de líderes da COP30 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025), que reúne chefes de governo e de Estado de ao menos 143 países até sexta (7).
O evento em Belém (PA) não contará com a presença dos presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, nem da Argentina, Javier Milei, que não priorizam a pauta climática. Apesar das ausências, os dois países terão delegações de representantes na cúpula e na COP30, que começa na próxima segunda (10) e vai até 21 de novembro.
Pela manhã, Lula recebe as autoridades e, em seguida, abre a sessão plenária da cúpula. No almoço, o presidente lança o TFFF (Fundo Florestas Tropicais para Sempre, na sigla em inglês), iniciativa brasileira de preservação ambiental (leia mais abaixo). Lula busca investimentos externos no fundo.
De tarde, o petista inaugura a primeira sessão temática da cúpula, sob o chamado de “Clima e Natureza: Florestas e Oceanos”.
Após os debates, Lula oferece um jantar aos líderes globais. Entre os eventos oficiais, o presidente deve seguir com reuniões bilaterais com autoridades de outros países.
Para esta quinta, estão previstos encontros com o príncipe de Gales, William, o primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, e o presidente da França, Emmanuel Macron. (Ana Isabel Mansur)

No Comment! Be the first one.