Com a chegada do período de festas juninas, marcado por temperaturas mais baixas, eventos noturnos e longos períodos em pé, o Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher) reforça as orientações às gestantes sobre os cuidados necessários para preservar a saúde da mãe e do bebê, além de esclarecer o fluxo de atendimento da emergência obstétrica da unidade. (Foto ilustração)
Andréa Alencar, ginecologista obstetra e responsável técnica do setor de obstetrícia, alerta que a exposição ao frio, o uso de saltos altos ou calçados apertados, além da permanência por muitas horas em pé durante os festejos, podem trazer desconfortos e até complicações para algumas gestantes, especialmente aquelas que apresentam gravidez de risco ou estão próximas do parto.
Segundo a especialista, é fundamental que as gestantes mantenham o pré-natal em dia. “Além disso, as gestantes devem evitar excessos durante os festejos, bebidas alcoólicas e exposição à fumaça. Também é importante utilizar roupas e calçados confortáveis, manter-se hidratada e procurar imediatamente a emergência obstétrica em casos de contrações frequentes, sangramento, perda de líquido, diminuição dos movimentos do bebê ou qualquer outro sinal de alerta”, orienta Andréa Alencar.
De acordo com Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar, autarquia municipal responsável pela gestão da unidade de saúde que mais realiza partos na Bahia, o Hospital da Mulher estará com suas equipes de plantão em estado de atenção para atender possíveis demandas extras durante o período festivo, contando com profissionais da obstetrícia e equipes multidisciplinares preparados para garantir assistência segura e humanizada.
“O Hospital da Mulher possui um plano de ação específico para este período, envolvendo todas as coordenações da unidade, inclusive a Casa de Parto Natural do Feira VII. A estratégia inclui reforço no abastecimento de insumos, manutenção de estoque estratégico, suporte de ambulâncias para situações de maior gravidade e reforço nas áreas de emergência, centro cirúrgico e obstétrico. Estamos preparados para atender o fluxo”, destacou a gestora. (Secom)

No Comment! Be the first one.