O Governo do Estado segue com a apresentação do Projeto Sertão Vivo aos territórios de identidade da Bahia que serão beneficiados pela iniciativa. Na terça-feira (15), foi realizada a segunda oficina territorial, no município de Bom Jesus da Lapa, sede do Consórcio Público de Desenvolvimento Sustentável do Velho Chico, reunindo representantes dos municípios que integram os territórios do Velho Chico e da Bacia do Rio Grande. (Foto ilustração)
O ciclo de oficinas teve início na segunda-feira (14), em Vitória da Conquista, com a participação de municípios do Sudoeste Baiano e do Médio Rio das Contas.
Lançado em junho deste ano, o Projeto Sertão Vivo beneficiará mais de 300 mil pessoas em 49 municípios do Semiárido baiano, distribuídos em 13 Territórios de Identidade. Serão atendidas agricultores/as familiar, povos indígenas, comunidades quilombolas, assentados da reforma agrária e outras comunidades tradicionais.
O diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), Jeandro Ribeiro, destacou que as oficinas fazem parte do início das ações em campo. “Hoje, em Bom Jesus da Lapa, damos continuidade a esse movimento de apresentação e mobilização do projeto. O Sertão Vivo vai transformar realidades no Semiárido, com uma política pública qualificada e construída em parceria com consórcios e a sociedade civil. Essa é a orientação do governador Jerônimo Rodrigues: acelerar a execução das políticas públicas que mudam vidas no campo”, afirmou.
Representando o Colegiado Territorial do Velho Chico, Dermeval Gervásio de Oliveira, da Fundação de Desenvolvimento Integrado do São Francisco (Fundifran), reforçou a importância do Sertão Vivo para a segurança hídrica e alimentar no Semiárido. “É um marco histórico. Aqui no Velho Chico, vivemos desafios extremos relacionados à água e à produção de alimentos. O projeto vem para fortalecer as organizações da sociedade civil, as comunidades e as entidades que atuam com a agricultura familiar. É uma oportunidade de integrar políticas e promover desenvolvimento sustentável nos nossos municípios. E estamos prontos para colaborar com o Estado”, ressaltou.
Na quarta-feira (16), foi realizada a terceira oficina, reunindo representantes dos territórios de Irecê, Piemonte do Paraguaçu e Recôncavo, no município de Irecê. Ao todo, serão realizadas seis oficinas regionais nos territórios onde o projeto será executado. (Secom)

No Comment! Be the first one.