A Justiça determinou o afastamento imediato de Valdemire Simões de Araújo (foto ilustração), conhecida como Mire, da Presidência da Câmara Municipal de Lamarão. A decisão, assinada pelo juiz Felipe de Andrade Alves, acolheu o parecer do Ministério Público e suspendeu os efeitos da recondução da vereadora ao comando da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. A Câmara deverá realizar uma nova eleição para presidente no prazo de cinco dias, sem a participação de Mire.
A ação popular foi movida pelo advogado Hércules Oliveira, que questionou a terceira permanência consecutiva de Mire no cargo. Segundo os autos, ela presidiu a Câmara nos biênios 2021/2022 e 2023/2024 e foi novamente eleita para o período 2025/2026. A defesa sustentou que o primeiro mandato não deveria ser contabilizado, por ter começado antes de 7 de janeiro de 2021, marco temporal considerado pelo STF. O Ministério Público, porém, defendeu que o período 2021/2022 deveria ser computado, entendimento acolhido pelo juiz.
Além de afastar Mire, a decisão determinou que a Câmara terá ainda 48 horas, após a votação, para informar à Justiça o nome do novo presidente. Em caso de descumprimento, foi fixada multa diária de R$ 1 mil, limitada inicialmente a 30 dias. (Da Redação)


No Comment! Be the first one.