A Defesa Civil de Salvador (Codesal) realizou, na manhã desta sexta-feira (1º), no auditório da instituição, na Avenida Bonocô, mais uma capacitação de voluntários para atuação em situações de emergência. A iniciativa integra o Programa Mobiliza para a formação de Agentes Voluntários de Proteção e Defesa Civil e reforça a importância da prevenção e da atuação comunitária em áreas de risco na capital baiana. (Foto ilustração)
Desta vez, 46 novos voluntários, entre sociedade civil e guardas civis municipais, participaram da capacitação, que abordou temas como percepção de risco, primeiros socorros, mudanças climáticas e funcionamento da Defesa Civil no município. De janeiro a junho deste ano, a Codesal já formou quase 700 pessoas como agentes voluntários. Cerca de 900 passaram pela qualificação em 2024.
A subcoordenadora de Ações Comunitárias e Educativas do órgão, Eunice Pereira, explicou que a nova turma, que engloba sociedade civil e guardas, será mais um braço de atuação da Codesal na cidade.
“A gente enxerga a possibilidade de eles serem formados para atuarem diante de situação de evacuação ou de emergência. Estamos ampliando a nossa capacidade de resposta, juntamente com os integrantes do Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil”, disse.
A capacitação conta com quatro módulos: introdução institucional, percepção de risco, mudanças climáticas e primeiros socorros.
Moradora do Cabula e estudante de Engenharia Ambiental, Sara Damasceno, de 25 anos, acredita que a capacitação ajudará no seu dia a dia. “Fiquei sabendo através do Instagram da Codesal. É um curso importante para as pessoas terem um conhecimento de como funciona a Defesa Civil e sua importância para a sociedade. Onde moro há muitas encostas, locais que alagam, e esse conhecimento vai me ajudar muito”. (Secom/PMS)

No Comment! Be the first one.