A vacinação continua sendo a forma mais eficaz de prevenir a varicela (catapora) e evitar casos graves da doença, especialmente entre crianças. Em Feira de Santana, a Vigilância de Controle Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde tem reforçado a importância da imunização enquanto monitora, de forma contínua, os casos registrados no município. (Foto ilustração)
De janeiro a abril deste ano, foram notificados 32 casos suspeitos da doença, dos quais 21 foram confirmados. No mesmo período de 2025, o município registrou 25 casos confirmados. Ao longo de todo o ano passado foram contabilizadas 64 ocorrências de varicela.
De acordo com a referência técnica do agravo, Ludmila Lopes, episódios localizados — como surtos em escolas — são esperados em função do contato próximo entre crianças e adolescentes, mas têm sido rapidamente identificados e controlados pelas equipes de saúde.
“A Vigilância Epidemiológica vem atuando desde fevereiro com medidas de bloqueio vacinal, intensificação da vacinação e monitoramento dos casos para evitar a disseminação”, explica. Além disso, também realiza ações educativas junto às equipes de saúde da Atenção Básica, com foco na identificação precoce, investigação e manejo adequado dos pacientes.
IMUNIZAÇÃO
A referência técnica da Vigilância Epidemiológica reforça o papel fundamental da vacina na proteção coletiva. O imunizante está disponível nas 103 salas de imunização da rede municipal de saúde. O calendário de rotina recomenda duas doses: a primeira aos 12 meses e a segunda aos 15 meses de idade.
Mesmo não impedindo totalmente a infecção, o imunizante reduz significativamente o risco de formas graves da doença. “A gente orienta que pais e responsáveis procurem as unidades de saúde para atualizar a caderneta de vacinação. Essa é a forma mais eficaz de proteger as crianças”, destaca. (Secom)

No Comment! Be the first one.