A Prefeitura de Salvador vai adquirir cerca de 700 novos ônibus com ar condicionado ao longo de 2026, como parte do processo de renovação da frota do transporte público da capital baiana. De acordo com o secretário municipal de Mobilidade, Pablo Souza, mesmo diante de todas as dificuldades enfrentadas pelo sistema de ônibus em todo o Brasil, a gestão municipal segue fazendo investimentos robustos para qualificar o serviço para as pessoas. (Foto ilustração)
Atualmente, a frota do transporte público de Salvador conta com cerca de 1,7 mil ônibus, dos quais aproximadamente 700 já possuem ar condicionado. Segundo Pablo Souza, o objetivo é acelerar a substituição dos veículos mais antigos. “Temos mil ônibus que fazem parte desse processo de renovação e, neste ano, a gente pretende entregar em torno de 700 ônibus novos, zero quilômetro, com ar condicionado, para os mais diversos bairros”, destacou.
O secretário reforçou ainda que o compromisso da gestão municipal é alcançar 100% da frota climatizada até 2028. Ele citou o contrato firmado recentemente pela Prefeitura no valor de R$264 milhões com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para a aquisição de 300 ônibus Proconve-P8 (Euro VI). A iniciativa representa a maior aquisição simultânea de ônibus da história da capital baiana.
“Estamos fazendo a maior compra da história da cidade. Apesar das dificuldades enfrentadas pelo sistema de transporte desde a pandemia, estamos avançando muito”, disse Pablo Souza, ressaltando ainda que, desta aquisição, o primeiro lote de novos veículos deve começar a chegar em março na capital baiana. (Secom/PMS)

No Comment! Be the first one.