A Auditoria do SUS/BA deu mais um passo importante rumo à consolidação de práticas alinhadas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), na segunda, 03/11, com a conclusão do curso “Implementando a LGPD”, ministrado pela instrutora Cristina Cardoso, Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, lotada na Auditoria-Geral do Estado (AGE), Encarregada de Dados da SEFAZ/BA e integrante da Câmara Técnica do Conselho Nacional de Controle Interno (CONACI), órgão responsável pela temática. (Foto ilustração)
O curso integra o projeto de implementação da LGPD na Auditoria do SUS/BA, componente estadual do Sistema Nacional de Auditoria, que em suas atividades realiza o tratamento de diferentes tipos de dados, inclusive sensíveis, demandando atenção redobrada quanto à conformidade com as normas de proteção e segurança da informação.
Durante o treinamento, a equipe da Auditoria SUS/BA teve a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre os fundamentos teóricos e práticos da legislação, refletindo sobre seus processos internos e identificando riscos relacionados ao tratamento de dados pessoais no âmbito das ações de auditoria.
Segundo a instrutora Cristina Cardoso, “a principal motivação da LGPD é a criação de uma cultura de proteção de dados, que deve estar presente em todas as ações e decisões dos servidores públicos”.
O Chefe de Gabinete, Cícero Filho, ao reconhecer a importância da parceria firmada pela Auditoria do SUS/BA com a AGE, ressaltou o propósito da SESAB em promover uma gestão pública moderna, transparente e centrada nas pessoas, pautada pela ética, pela responsabilidade e pelo compromisso com a proteção dos dados e direitos dos cidadãos baianos. (Ascom/sesab)

No Comment! Be the first one.