Com o tema “10 anos de luta, história e resistência”, começou nesta quarta-feira (17) a 10ª edição dos Jogos Indígenas Estudantis Tupinambá de Olivença (JIET). O evento, realizado pela Associação Indígena Tupinambá Paranã com apoio da Prefeitura de Ilhéus, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, vai até o próximo domingo (21), na Aldeia Mãe, em Olivença. (Foto ilustração)
A programação reúne esporte, cultura e tradição como forma de fortalecer a identidade indígena e promover momentos de integração e troca de saberes. A expectativa é de que cerca de 1.500 pessoas participem desta edição, incluindo povos do sul e extremo sul da Bahia.
Serão 13 modalidades disputadas: Arremesso de Tacape, Puxada do Mastro, Corrida de Toró, Corrida da Patioba, Luta de Maracá, Luta Corporal, Corrida Rústica, Futebol, Zarabatana, Arco e Flecha, Natação, Cabo de Guerra e Corrida do Maracá. Além disso, a Caminhada da Luz e o Desfile Cultural compõem a programação.
Mais do que competição, os jogos celebram a convivência entre os povos indígenas e valorizam sua história e resistência. Todos os participantes receberão troféus como reconhecimento da importância do encontro, que reafirma Olivença como um espaço de memória, luta e preservação cultural.
Confira a programação: https://www.ilheus.ba.gov.br/detalhe-da-materia/info/decima-edicao-dos-jogos-indigenas-estudantis-tupinamba-comeca-nesta-quarta-feira-17/198171 (Ascom/PMI)

No Comment! Be the first one.