O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) anunciaram que o Fundo Garantidor FG BNDES-Sebrae atingiu a marca de R$ 1 bilhão em operações de crédito apoiadas. Em apenas três meses de funcionamento, o fundo já assegurou mais de 5,3 mil operações, com tíquete médio de R$ 203 mil.
Distribuição regional e setores atendidos
Desde o início da operacionalização, em junho de 2025, os recursos foram distribuídos em todas as regiões do país. O Sudeste concentrou 41% do volume garantido, enquanto o Nordeste respondeu por 27%.
O comércio e os serviços foram os setores mais contemplados, representando 80% do total de operações.
Objetivo do fundo
O FG BNDES-Sebrae foi criado para ampliar o acesso ao crédito de microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e pequenas empresas. A iniciativa reduz barreiras de financiamento ao reforçar as garantias exigidas pelas instituições financeiras.
Com a cobertura do fundo, pequenos negócios — que representam mais de 90% das empresas brasileiras e respondem pela maior parte dos empregos no país — têm obtido recursos para investimento, capital de giro e expansão. (Juliana Moratto/Com informações Agência Sebrae)

No Comment! Be the first one.