No dia 16 de agosto, a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) vai realizar a quarta edição do seu tradicional Dia do Algodão, na Fazenda Santana, do Grupo Franciosi, localizada no Anel da Soja, em Riachão das Neves. Este ano, o evento faz parte das comemorações pelos 25 anos da Abapa, celebrados em maio, e promete ser um dos maiores já realizados, reunindo produtores, especialistas, empresas, pesquisadores, autoridades e representantes da cadeia do algodão do Brasil e do mundo. (Foto ilustração)
Com programação das 7h30 às 17h, o evento vai muito além de um simples dia de campo. A proposta é oferecer uma experiência completa, com troca de conhecimentos, debates, painéis, estandes de empresas e momentos de networking. O objetivo é discutir o presente e o futuro da cotonicultura, com temas como inovação, sustentabilidade, agricultura regenerativa, mercado internacional e o papel do algodão na indústria têxtil.
Logo pela manhã, os visitantes poderão participar das Estações do Conhecimento, divididas em três temas principais. A primeira estação terá a participação de Rodrigo Iafelice dos Santos, ex-CEO da Solinftec e cofundador da AgTrace, que vai falar sobre tecnologia e exportação, destacando a importância do Brasil como maior exportador mundial de algodão, com destaque para o Oeste baiano como polo de inovação. Na segunda estação, Rodrigo Buffon, da SPD Soil Diagnostic, vai abordar soluções para agricultura regenerativa com uso de tecnologia e dados. Já na terceira estação, será realizado um debate sobre as estratégias para o algodão brasileiro, conduzido pela Abrapa, com nomes de peso como Gustavo Piccoli, Dawid Wajs, Miguel Prado e Aurélio Pavinato, sob a moderação de Luciano Thomé de Castro.
Para encerrar o evento, será realizado um painel especial com o tema “A força da conexão: o legado e os próximos capítulos da Abapa”, moderado pela presidente da associação, Alessandra Zanotto Costa. A conversa vai reunir ex-presidentes da entidade para refletir sobre a trajetória da Abapa e os desafios futuros da cotonicultura. (seligabarreiras)

No Comment! Be the first one.