Na semana em que se celebra o Dia Mundial da Reciclagem, o Ministério Público da Bahia inicia, em parceria com a Prefeitura de Salvador e a empresa Green Eletron, campanha de mobilização para conscientizar a população sobre o descarte correto de pilhas e baterias usadas. Existem cerca de 200 pontos fixos, instalados em farmácias e supermercados da capital, que recebem o material de forma permanente. Como ponto de partida da campanha, uma ação de coleta desses itens será realizada na próxima quarta-feira, dia 14, na Estação da Lapa, das 9h às 16h. (Foto ilustração)
“Salvador tem um baixíssimo índice de devolução de pilhas e um elevado consumo. A entrega é fácil e sem custos. Basta levar a pilha usada até uma farmácia ou supermercado que possui o ponto de coleta”, explicou a promotora de Justiça de Meio Ambiente e Urbanismo de Salvador, Hortênsia Pinho. Dados da Green Eletron apontam que Salvador apresenta um dos menores índices de reciclagem proporcional entre as capitais brasileiras. Com uma população estimada em 2,57 milhões de habitantes, a cidade recolheu apenas 870 kg de resíduos eletroeletrônicos em 2024, enquanto a capital pernambucana, Recife, que possui população menor (cerca de 1,5 milhão de habitantes), recolheu no mesmo período quase seis vezes mais, chegando a 4.970 kg.
A promotora destacou que a campanha busca reverter o cenário de baixa de reciclagem em Salvador, mostrando a importância do processo para o meio ambiente. “A Política Nacional de Resíduo Sólido (Lei Federal nº 12.305/10) estabelece a logística reversa como uma obrigação dos fabricantes e dos revendedores, para que o material usado seja encaminhado para reciclagem, sem se configurar em lixo que polui o meio ambiente. Precisamos fortalecer esse compromisso com um futuro mais verde e responsável, diminuindo a quantidade de resíduos poluentes e reaproveitando esse material para novos insumos”, ressaltou Hortênsia Pinho.
O que pode ser entregue
Serão aceitas pilhas comuns, usadas no dia a dia, como as de zinco-manganês, pilhas alcalinas, pilhas recarregáveis e baterias portáteis. Desde janeiro, a Green Eletron vem fortalecendo a infraestrutura de coleta na Região Metropolitana de Salvador. Foram instalados seis Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), estrategicamente distribuídos em estações de metrô da capital e em Lauro de Freitas. São eles: Estação Águas Claras, Estação Pirajá, Estação Acesso Norte, Estação Pituaçu, Estação Mussurunga e Estação Aeroporto (Lauro de Freitas).
Junto aos cerca de 200 pontos fixos das redes de farmácias e supermercados, os PEVs ampliam o acesso da população a alternativas sustentáveis de descarte, alinhando-se aos princípios da Política Nacional de Resíduos Sólidos. A ação na Estação da Lapa nesta quarta-feira é parte da campanha, que durará 15 dias, com veiculação em diversas mídias, como outdoors e painéis instalados em vários locais da cidade. Já as farmácias e supermercados seguem como pontos permanentes. (Fonte: MPBA)
No Comment! Be the first one.