Segundo o modelo de simulação de produtividade da DataFarm, a safra brasileira de soja 2024/25 deve ser de 165,98 milhões de toneladas, considerando-se uma área de 47,65 milhões de hectares. Já o potencial produtivo da cultura no Brasil seria de 207,47milhões de toneladas, diferença de 47,49 milhões de toneladas ocasionada por falhas de manejo, já isolando o fator clima, ou R$ 102,89 bilhões, calculados sobre uma média de R$ 130,00/saca de 60 kg. (Foto ilustração)
Segundo Armando Parducci, cofundador da Data Farm, o YieldGapMaps também pode ser utilizado para predição de safras em propriedades rurais para tomada de decisão de gestão dessas fazendas, assim como para o uso de instituições financeiras e seguradoras. “Usamos como base dados de campos experimentais e áreas de fazenda com alto potencial produtivo, explorando os efeitos do clima e do manejo. Associado a essa calibração, a previsão de safra a nível nacional é feita com dados reais de produtividade municipais das últimas cinco safras, gerando assim o potencial produtivo, quantificado a partir do impacto do clima, as perdas por manejo.”
Além da soja, a ferramenta também está disponível para as culturas de milho safra e safrinha, cana-de-açúcar, algodão e trigo. “A agricultura de precisão pode amenizar essas perdas por manejo, otimizando irrigação, correção de solo, falhas de plantio e aplicação de defensivos e fertilizantes, entre outras atividades”, destaca Parducci. (Fonte: DataFarm)

No Comment! Be the first one.