Os depósitos da restituição do Imposto de Renda 2025 serão realizados em cinco parcelas, a partir do dia 30 de maio. Conforme divulgado pela Receita Federal, a declaração do IR 2025 começou na segunda-feira, 17 de março, e poderá ser entregue até o dia 30 de maio – data correspondente ao primeiro lote da restituição.
Caso haja algum valor a ser restituído, não é possível prever em qual lote o contribuinte será reembolsado. Contudo, quanto mais cedo for feita a entrega, maiores são as chances de o estorno ocorrer nas primeiras datas.
Calendário de restituição do Imposto de Renda 2025
Confira a seguir as principais datas dos pagamentos do IRPF:
Primeiro lote: 30 de maio;
Segundo lote: 30 de junho;
Terceiro lote: 31 de julho;
Quarto lote: 29 de agosto;
Quinto e último lote: 30 de setembro.
Além das datas de restituição, também vale se atentar à consulta do Imposto de Renda, normalmente agendada para a semana anterior (7 dias antes) do dia de pagamento do lote equivalente.
Mesmo nos primeiros lotes, a consulta do IR 2025 é importante para o planejamento financeiro e para garantir que não haja erros na declaração.
Se a Receita Federal identificar algum engano nos documentos, o contribuinte pode corrigir as informações por meio de uma declaração retificadora – evitando assim problemas, como ter o nome inscrito em dívida ou a inclusão na malha fina.
Mudanças na prioridade da restituição do IRPF
Houve uma alteração na ordem de prioridade para o recebimento da restituição. Os contribuintes, em 2024, tinham preferência se escolhessem a declaração pré-preenchida ou optassem pelo Pix como forma de recebimento da restituição.
Essas opções continuam válidas, mas agora, aqueles que realizarem ambos os procedimentos — declaração simplificada e escolha do Pix — serão priorizados na fila de reembolso. A ordem, após as alterações deste ano, é a seguinte:
Pessoas com mais de 80 anos;
Idosos entre 60 e 79 anos;
Contribuintes com deficiência física ou mental, ou com doença grave;
Profissionais da educação (magistério) que possuem o magistério como principal fonte de renda;
Aqueles que utilizarem a declaração pré-preenchida e escolherem simultaneamente o Pix para o reembolso;
Contribuintes que optarem pela declaração pré-preenchida ou escolherem o Pix para o reembolso. (Camila Paim)

No Comment! Be the first one.