O Ministério da Saúde realizou, na última quinta-feira (30), um webinário para discutir estratégias de resposta a eventos climáticos e a atuação do Vigidesastres Nacional, com foco especial na experiência bem-sucedida do Amapá. O evento online, organizado pela Sala de Situação Nacional de Emergências Climáticas em Saúde (SSCLIMA), reuniu profissionais de saúde e especialistas de diferentes áreas e regiões do país.
“Discutimos a organização do Ministério da Saúde por meio da Sala de Situação para Emergências de Seca, Estiagem e Queimadas. Além disso, o encontro possibilitou conhecer a experiência do Amapá, que instituiu um comitê integrado entre diversas áreas do governo, destacando a importância da integração entre os serviços para uma resposta eficaz em situações de emergência”, explicou o ponto focal do Vigidesastres Nacional, Lucas Fonseca, que palestrou no encontro
Com abertura de Caroline Martins, da Coordenação-Geral de Preparação para as Emergências em Saúde Pública (CGPRESP), o evento também contou com a presença do superintendente de vigilância em saúde local, Cássio Peterka, e do diretor de desenvolvimento ambiental do estado, Marcos Dantas.
Para Dantas, a experiência do Amapá serve como modelo de integração institucional, demonstrando como a articulação entre diferentes esferas governamentais pode fortalecer a capacidade de resposta a eventos climáticos extremos. “O estado precisava se conhecer, se integrar, alinhar ações e protocolos para aprimorar a comunicação entre as secretarias. Informações como qualidade do ar, questões hidrológicas e climáticas são extremamente importantes em um contexto de mudanças climáticas onde já se sente os impactos cada vez mais intensos”, explica.
O webinário fortaleceu a iniciativa do Ministério da Saúde em desenvolver capacidades de resposta a eventos climáticos extremos, promovendo a troca de experiências entre diferentes instituições e regiões do país. (Felipe Moraes)

No Comment! Be the first one.