Ao longo dos últimos quatro anos, a Prefeitura de Vitória da Conquista tem desenvolvido estratégias para garantir acolhimento e proteção social aos migrantes venezuelanos, de origem indígena da etnia Warao, que buscam acolhimento e refúgio no município. Atualmente, o município acolhe mais de 100 migrantes venezuelanos, parte deles se encontra temporariamente acolhida em um abrigo na região de Itapirema, zona rural de Vitória da Conquista, enquanto outros núcleos familiares residem na zona urbana do município e no povoado de São Sebastião. (Foto ilustração)
Todos os núcleos familiares de migrantes são acompanhados pelas equipes do governo municipal de modo a garantir um atendimento integrado entre as políticas públicas, permitindo que as demandas das políticas de assistência social, saúde, educação e emprego e renda sejam atendidas.
Abrigamento
Em agosto de 2024, o Governo Municipal montou um abrigo temporário em Itapirema, em um prédio desativado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Ifba). Atualmente, 16 famílias, somando cerca de 80 pessoas, estão acolhidas no local. Todas estão inscritas no Cadastro Único e no Programa Bolsa Família. Além disso, recebem semanalmente kits de alimentos de acordo com seus hábitos alimentares. As equipes da assistência social orientam que parte do benefício do Bolsa Família pode ser utilizado para complementar a alimentação.
Desde a criação do abrigo, a sociedade civil também tem atuado de forma parceira. A Igreja Adventista, por exemplo, apoia o grupo com atividades coletivas e contribuiu para a implantação de um galinheiro no espaço, permitindo que os migrantes comercializem ovos caipira e tenham uma fonte alternativa de renda. (Ascom/PMVC)

No Comment! Be the first one.