Com a tradição da participação da Câmara de Salvador nos eventos culturais e religiosos da cidade, os vereadores se preparam para a tradicional Lavagem do Bonfim, nesta quinta-feira (15), considerada a maior festa popular e religiosa da Bahia, iniciada no século XVIII. A partir das 8h, os parlamentares prestigiam a cerimônia inter-religiosa no adro da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. Em seguida, acompanham o cortejo popular, em uma caminhada de cerca de oito quilômetros pelas ruas da Cidade Baixa até a Colina Sagrada, onde ocorre a lavagem das escadarias da igreja. (Foto ilustração)
“Como ocorre todos os anos, a Câmara de Salvador se faz presente na Lavagem do Bonfim, que representa um importante ato de fé, de agradecimento, onde fazemos pedidos de paz e proteção para nossa Salvador e para a Bahia”, destacou o presidente da Casa, Carlos Muniz (PSDB), ao reforçar o sincretismo religioso representado pela festa e o seu papel no calendário cultural da cidade.
“É uma festa com uma grande simbologia na cultura e identidade baiana, reconhecida como Patrimônio Imaterial Brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), mas acima de tudo, que fortalece a devoção de milhares de baianos e turistas de todo o mundo, que se vestem de branco para reverenciar o Senhor do Bonfim”, reiterou Muniz, ao destacar a importância da tradicional lavagem, que este ano tem como tema: “O Exercício do Ministério Público de Jesus, o Amado Senhor do Bonfim”. (Ascom/CMS)

No Comment! Be the first one.