Mobilizados pela União dos Municípios da Bahia (UPB) e pelo Ministério Público do Estado (MP/BA), os 18 municípios baianos acima de 100 mil habitantes, com maior número de crianças matriculadas na rede municipal de ensino, participaram nesta terça-feira (30) da Reunião Estratégica de Enfrentamento ao Analfabetismo. O encontro discutiu perspectivas e possibilidades para melhoria dos índices de alfabetização no estado, no contexto do Programa Bahia Alfabetizada. (Foto ilustração)
Na ocasião, o presidente da UPB Wilson Cardoso ressaltou que uma reunião como essa oxigena o processo e estimula os municípios. Segundo ele, não se pode politizar a educação e é preciso haver o envolvimento de todos. Cardoso também reforçou a necessidade de pensar a educação como investimento no desenvolvimento socioeconômico. “A primeira pergunta que um empresário faz para investir na Bahia é saber como está a educação. Então, se nós não alfabetizarmos as crianças na idade certa, estaremos destruindo o futuro das nossas crianças e do nosso estado”.
A reunião faz parte das atividades do Comitê Bahia Alfabetizada para contribuir com o diálogo e o fortalecimento das ações locais. Para a superintendente de Políticas Públicas para a Educação Básica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Helaine Souza, afirmou que o Programa Bahia Alfabetizada “coloca aprendizagem no centro da questão”. Essas crianças não terão 7 anos no ano que vem o tempo com elas é agora e por isso a urgência dessa pauta”. Ela também falou da parceria do Governo do Estado da Bahia com as redes municipais. “Estamos falando que o protagonismo é do município, mas a educação não se faz sem o regime de colaboração. Essa é uma política de Estado que deve levar décadas para garantir o avanço da educação na Bahia”. (Fonte: UPB)
No Comment! Be the first one.