O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) aprovou, durante sessão de julgamento realizada na última quinta-feira (11/09), a criação da Medalha de Mérito da Ouvidoria Desembargador Eleitoral João Santa Rosa de Carvalho. A honraria visa reconhecer e valorizar o trabalho dos (as) ouvidores (as), servidores (as) e demais autoridades/personalidades que tenham contribuído de forma significativa para a melhoria da gestão pública e do atendimento ao cidadão (ã) no âmbito das Ouvidorias. (Foto ilustração)
De acordo com o Presidente do TRE-BA, Desembargador Abelardo da Matta, a concessão da medalha é o reconhecimento de uma trajetória marcada pela ética, pela compostura exemplar e pelo firme compromisso com a população, conforme foi a atuação de João Santa Rosa. “Mais do que jurista, ele foi um ouvidor nato — não apenas no sentido institucional da palavra -, mas na sua dimensão mais humana. Ele escutou os reclamos dos juízes, servidores e toda sociedade, respondendo sempre com serenidade, empatia, simplicidade, equilíbrio e, acima de tudo, com honradez”, afirmou.
A medalha, proposta pelo Ouvidor, Desembargador Eleitoral Pedro Rogério Castro Godinho, será concedida anualmente pelo Regional baiano a até cinco agraciados. De acordo com Godinho, o prêmio não apenas homenageia indivíduos, mas também projeta as ouvidorias como instrumentos centrais da democracia.
“Ao celebrar quem constrói pontes entre instituições e sociedade, a iniciativa reforça a ideia de que a excelência no serviço público e privado é um alicerce para a justiça e a confiança social”, reconhece o magistrado Godinho.
João Santa Rosa de Carvalho ingressou na magistratura em 1959, serviu nas comarcas de Paripiranga, Camamu, Jequié e Salvador. Em 1991, foi promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TRE-BA). Também integrou o TRE-BA entre agosto de 1980 e agosto de 1984, inclusive desempenhando a função de Corregedor Regional Eleitoral. (Fonte: TRE/BA)

No Comment! Be the first one.