Nesta quarta-feira (24), às 15h, a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA) realizará uma sessão extraordinária do Ciclo de Estudos para o lançamento dos primeiros painéis de monitoramento da Coordenação-Geral de Inteligência Epidemiológica (Cgine). A abertura oficial do evento será conduzida pela secretária da SVSA, Ethel Maciel, e contará com transmissão online no Canal da SVSA. (Foto ilustração)
A reunião virtual terá como objetivo apresentar os novos painéis do Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica (CNIE), iniciativa que visa melhorar o monitoramento e controle de doenças por meio de uma infraestrutura moderna e integrada. Novas seções sobre antirrábicos, malária, leptospirose e febre maculosa serão adicionadas, enriquecendo a plataforma com informações essenciais para a gestão e análise epidemiológica.
Na página do Centro Nacional de Inteligência Epidemiológica (CNIE) já estão disponíveis diversos painéis de monitoramento sobre temas relevantes de saúde pública, incluindo animais peçonhentos, coqueluche, difteria, exantemáticas, hepatites, meningite, paralisia flácida aguda, sífilis, tétano acidental, tuberculose, violências e um painel de pesquisas. Já estão lançados os painéis sobre qualidade do ar (VigiAr) e arboviroses.
Programação
A programação desta sessão extraordinária do Ciclo de Estudos incluirá apresentações sobre a inteligência epidemiológica no contexto atual, a criação da Secretaria de Informação e Saúde Digital (Seidigi) e a gestão da saúde digital, além do lançamento dos primeiros painéis do CNIE. O evento contará com a participação de especialistas de diferentes instituições, incluindo Wildo Navegantes de Araújo, da Universidade de Brasília (UnB), e Paulo Eduardo Guedes Sellera (Seidigi).
A sessão também contará com considerações finais de Daniel Roberto Coradi de Freitas e Guilherme Loureiro Werneck, ambos da SVSA, e com um debate conduzido por Gislani Mateus Aguilar, da Superintendência de Vigilância em Saúde do Rio de Janeiro.
Ciclo de Estudos O Ciclo de Estudos, realizado anualmente desde 2003 pela Coordenação-Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços (CGDEP) em parceria com a SVSA, tem como propósito atualizar técnicos e profissionais do SUS sobre temas relevantes de saúde pública. A nova coordenação busca fornecer uma plataforma unificada para monitorar eventos de saúde pública, facilitando a tomada de decisões e aprimorando a vigilância epidemiológica. (João Moraes)

No Comment! Be the first one.