O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, inaugurou, nesta sexta-feira (9), um novo serviço de radioterapia no Hospital de Câncer de Pernambuco (HCP), em Recife. O equipamento de alta tecnologia vai ampliar a cobertura e reduzir o tempo de espera para o tratamento de câncer no SUS. Com a nova estrutura, o hospital vai aumentar em 50% sua capacidade de atendimento oncológico, alcançando cerca de 100 atendimentos adicionais por dia.
Este acelerador linear é capaz de realizar tratamentos mais precisos e em menor tempo, garantindo o atendimento de mais pacientes. Referência em assistência oncológica, o Hospital do Câncer de Pernambuco responde por 55% do atendimento no estado. São 263 leitos, 100% dedicados ao SUS, com serviços de urgência 24h. O investimento foi de R$ 6,4 milhões na aquisição do equipamento.
“Nós estamos fazendo o maior programa de expansão de aceleradores lineares que já existiu no país. E, certamente, pela dimensão que é o SUS, será o maior programa de expansão em um sistema público de saúde do mundo de aceleradores lineares de radioterapia. Vamos expandir isso e fortalecer o trabalho. E eu não tenho dúvidas de que nós vamos consolidar também a maior rede pública de prevenção, diagnóstico e tratamento de câncer do mundo”, disse o ministro Padilha durante a inauguração do novo serviço. (Ascom/MS)
No Comment! Be the first one.