A implantação do chamado “Tramo 4” do metrô de Salvador deve mudar bastante a paisagem do Centro Antigo. Além da construção de um túnel de 1,1 km entre a Lapa e o Campo Grande, onde será instalada a nova estação, o governo do estado pretende fazer um grande investimento de urbanização no entorno, com obras de impacto. (Foto ilustração)
Um dos projetos que estão sendo estudados pela gestão estadual é a instalação de mais um elevador entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa. O novo meio de transporte ligaria o Largo dos Aflitos, no bairro do Dois de Julho, à comunidade da Gamboa.
A ideia é que esse elevador seja panorâmico, dando vista para a Baía de Todos-os-Santos e a para a Ilha de Itaparica. Dessa forma, além de servir como meio de transporte para a população local, o equipamento serviria também como um novo ponto turístico.
O elevador panorâmico seria dividido em duas partes: a primeira, entre os Aflitos e a Avenida Lafayette Coutinho, mais conhecida como Contorno; e a segunda, entre o passeio público da avenida e a Gamboa.
Outro projeto de urbanização pensado pelo governo de Jerônimo Rodrigues (PT) é a implantação de uma passarela de 480 metros, ligando a Estação Campo Grande aos bairros do Canela e da Graça, ligando o metrô aos diversos campi da Universidade Federal da Bahia (UFBA) na região.
A passarela atravessará a Avenida Araújo Pinho e deve terminar no Viaduto da Gabriela, nas proximidades do Hospital Português, sendo voltada totalmente para pedestres, que poderão chegar a esses locais sem a necessidade de transitar em vias íngremes.
Ambas as intervenções estão sendo estudadas no âmbito da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) e devem ser licitadas ainda em 2026, assim como outros projetos de urbanização para o entorno do Tramo 4 do metrô.
A expectativa é que os projetos sejam anunciados oficialmente em uma cerimônia, ainda a ser agendada, para dar ordem de serviço às obras da Estação Campo Grande. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é esperado para esse evento e, na mesma época, também deverá visitar as obras do VLT de Salvador, participando dos testes dos vagões no Subúrbio Ferroviário. (Lula Bomfim/bahia.ba)


No Comment! Be the first one.