Em 1994, o deputado estadual Colbert Martins da Silva Filho (DC) apresentou na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) um Projeto de Lei criando a Região Metropolitana de Feira de Santana, mas foi barrado pelo então governador Antônio Carlos Magalhães. Só em 2011, quando Colbert Martins já era deputado federal, um Projeto de Lei Complementar foi sancionado pelo governador Jaques Wagner (PT), em 6 de junho de 2011. E entrou em vigor em 7 de julho de 2011, dia em que o decreto foi publicado no Diário Oficial. Precisando ser regulamentado pelo Governo do Estado, a aplicação da lei está parada na Secretaria de Planejamento. Agora em julho de 2026 vai completar 15 anos que o projeto não anda.
Objetivo
O projeto inicial pretendia elevar a cidade de Feira de Santana à condição de metrópole. A intenção era que os municípios desenvolvessem novos projetos em conjunto, para reduzir gastos e cobranças de tarifas, como transporte coletivo e telefonia, por exemplo, e criar um planejamento de transporte viário unificado.
Região Metropolitana
Os 15 municípios da futura RMFS são: Riachão do Jacuípe, Candeal, Tanquinho, Santa Bárbara, Santanópolis, Ipirá, Feira de Santana, Serra Preta, Coração de Maria, Conceição do Jacuípe, Amélia Rodrigues, São Gonçalo dos Campos, Antônio Cardoso, Ipecaetá e Anguera.

No Comment! Be the first one.