O embaixador André Corrêa do Lago (foto ilustração), que preside a COP30, fez um chamado à comunidade internacional para a formação de um “mutirão global” no combate às mudanças climáticas. O apelo foi feito nesta segunda-feira (10) durante o lançamento de uma carta que destaca a importância da cúpula, programada para novembro de 2025 em Belém, no Pará. Lago enfatizou a necessidade de união entre os países para enfrentar esse desafio.
A COP30 contará com a colaboração do secretário-geral da ONU, António Guterres, com o objetivo de aumentar a conscientização sobre questões climáticas e incentivar a mobilização da sociedade. O embaixador também anunciou a criação de um “círculo de presidências”, que reunirá líderes das conferências anteriores, de 2015 a 2023, para garantir que os legados das edições passadas sejam respeitados.
A conferência em Belém será a primeira a ser realizada no coração da Amazônia, um ecossistema crucial que enfrenta sérios riscos devido à crise climática. Para preparar a cidade para o evento, o governo federal já destinou R$ 1,3 bilhão em investimentos para revitalização e infraestrutura. Além disso, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia retirado seu país do Acordo de Paris, recebeu um convite para participar da COP30. (Por Luisa dos Santos)

No Comment! Be the first one.