O Hospital Estadual 2 de Julho, unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Fabamed, promoveu nesta semana uma ação especial para marcar a chegada da Páscoa. A protagonista da manhã foi Maia, a cão terapeuta da unidade, que percorreu os corredores das enfermarias e das Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) vestida com uma fantasia de coelhinha, levando alegria e sorrisos para crianças, familiares e profissionais de saúde. (Foto ilustração)
Conhecida por sua doçura e sensibilidade, Maia é parte do programa de Terapia Assistida por Animais do hospital, que utiliza a interação com cães treinados como recurso complementar no cuidado de pacientes em diferentes contextos clínicos.
Diretora da unidade, Zorilmar Santana destaca que, além de celebrar a Páscoa, a iniciativa reforçou o compromisso do Hospital Estadual 2 de Julho com práticas humanizadas de cuidado, valorizando a saúde emocional das crianças e o vínculo afetivo no processo de recuperação. “A presença de Maia, em sua roupinha de coelho, foi um gesto simbólico de renovação, empatia e afeto, valores que também estão no coração da de todos na Semana Santa”, pontuou.
Assistência de excelência
O Hospital Estadual 2 de Julho conta com mais de 250 leitos, incluindo 30 leitos de UTI pediátrica e 70 de UTI adulto, atendendo pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Todos os encaminhamentos são realizados pela Central Estadual de Regulação (CER), assegurando atendimento a perfis clínicos variados, tanto em adultos quanto em crianças. (Ascom/Sesab)
No Comment! Be the first one.