O Pacto pela Democracia, coalizão que reúne mais de 200 organizações da sociedade civil, irá participar do debate “Perspectivas para o fortalecimento da democracia” no dia 09 de maio, às 9h, no 13º Congresso do GIFE (Grupo de Institutos Fundações e Empresas), em Fortaleza (CE).
Flávia Pellegrino (foto ilustração), diretora executiva do Pacto pela Democracia e mestre em Ciência Política, representará a coalizão na atividade, que vai traçar um panorama das tensões democráticas e as reflexões sobre o futuro da democracia como prática viva e exercício cotidiano. Também serão apresentadas as estratégias utilizadas pelo Pacto para defender a democracia nos últimos anos. O debate contará ainda com a participação de Carô Evangelista, Henrique Frota, Cássio França e Márcia Lima
Sobre o Pacto pela Democracia
Fundado em 2018, o Pacto pela Democracia é uma iniciativa composta atualmente por mais de 200 organizações, movimentos, cidadãos e atores políticos, que objetivam ampliar a defesa da Constituição Brasileira e da democracia, estabelecendo campanhas e debates para promover a cultura que valoriza o pluralismo, a tolerância e a participação da sociedade nas decisões, levando as suas urgências ao poder público.
Entre as campanhas articuladas e mobilizadas na sociedade pelo Pacto estão: Campanha pela Revogação da Lei de Segurança Nacional, Diálogos Democráticos (debate sobre os impactos da Reforma Eleitoral), Eleições Seguras 2020, em 2022, articulou uma série de ações para Campanha “Em defesa das eleições” e organizou a iniciativa “Vigília Cívica”, com dezenas de organizações, no primeiro e segundo turnos, reunindo esforços pela integridade e segurança do processo eleitoral.
Em 2023, articulou campanhas e ações contra a PEC 9, que anistia os partidos que não cumpriram as regras de candidaturas de mulheres e pessoas negras. Por meio do Grupo de Trabalho de Responsabilização dos Crimes contra o Estado Democrático de Direito reuniu organizações para acompanhar os processos envolvendo o 8 de janeiro, seus desdobramentos e investigações.
No marco de um ano dos ataques de 8 de janeiro, a coalizão lançou a Campanha Democracia Forte, que defende uma agenda permanente em defesa do Estado Democrático de Direito, na qual prevê oito pilares fundamentais, entre eles a responsabilização.
Neste ano, o Pacto pela Democracia foi premiado no prestigiado Skoll Awards 2025, que destaca organizações em todo o mundo que promovem mudanças sociais transformadoras para criar uma sociedade mais sustentável, pacífica e próspera.
No Comment! Be the first one.