O Ministério Público do Trabalho (MPT) na Bahia prorrogou o prazo para inscrições no concurso de estágio destinado a estudantes dos cursos de direito e comunicação social com habilitação em jornalismo. O fim do prazo ainda será divulgado, assim como as novas datas de provas. (Foto ilustração)
Poderão se inscrever alunos regularmente matriculados e com frequência efetiva nas instituições de ensino conveniadas com o órgão. Para se inscrever, os interessados devem preencher o formulário inscrição disponível no endereço https://link.mpt.mp.br/pUuSCvk e comparecer a uma das unidades do órgão, portando documento original de identificação e uma lata de leite em pó, com no mínimo 350g, que será doada a instituições sem fins lucrativos.
Cláudio Dias Lima Filho, procurador MPT que coordena o programa de estágio acadêmico do órgão na Bahia, reforça a importância do estágio na formação profissional e pessoal do estudante. “O estágio é essencial para garantir a formação profissional completa. Por meio dele, o estudante pode ter novas experiências, positivas e negativas, que impactarão na sua maneira de lidar com as relações interpessoais”, completa.
Para Maria Luyza Queiroz, estudante de direito e estagiária há pouco mais de dois meses na sede em Salvador, o estágio no MPT tem papel fundamental em sua formação profissional, já que contribui para o que é visto de maneira teórica na universidade. “Trabalhar no Ministério Público do Trabalho é algo à parte do que a faculdade pode proporcionar. A universidade foca na teoria, em explicar o assunto. Assim, ao estagiar no órgão eu consigo ter a dimensão e aprender como funciona a atuação do MPT e a importância para a sociedade”, destaca.
Na mesma linha, a estudante do nono semestre Luisa Leal, também estagiária da sede desde julho de 2023, ressalta que a experiência é agregadora, e aconselha todos que tiverem oportunidade a fazer estágio no órgão. Ela destaca ainda que os ensinamentos vão além do aprendizado propriamente dito. O MPT proporciona cursos, seminários e, sobretudo, é feito de pessoas dispostas a ensinar. “Elaborar peças, analisar com eficiência um procedimento ou processo, pensar em boas estratégias, são algumas das coisas que nós aprendemos e desenvolvemos”, afirma.
As provas acontecem em Salvador e nas sedes do órgão de Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Itabuna, Eunápolis, Barreiras e Juazeiro. Os locais de aplicação das provas ainda serão divulgados no site do MPT. Os estagiários aprovados terão direito a uma bolsa no valor mensal de R$1.027,82, além de auxílio transporte de R$11,58 por dia trabalhado. A jornada semanal de estágio no MPT é de 20 horas. (Ascom/MPT/BA)

No Comment! Be the first one.