O Ministério da Saúde divulgou, no último dia 16, o resultado das inscrições validadas do edital vigente do Programa Mais Médicos, que registrou um recorde de 45.792 médicos cadastrados. Esse é o maior número de inscritos desde a criação do programa, em 2013. Do total, 42.383 são brasileiros – o equivalente a 93% dos candidatos. Entre eles, 25.594 possuem registro profissional no Brasil e 16.789 são formados no exterior. Outros 3.309 médicos inscritos são estrangeiros com habilitação para exercer a medicina. Do total geral de inscrições para o programa, 26.864 mil são mulheres – cerca de 58%. (Foto ilustração)
Os interessados, já escolheram seu local de atuação, e conforme as regras do edital, os médicos brasileiros registrados no Conselho Regional de Medicina (CRM) terão prioridade no preenchimento das vagas. As vagas não preenchidas por médicos com registro no país serão preenchidas por brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, que continuarão atuando com Registro do Ministério da Saúde (RMS). O resultado preliminar da alocação será publicado no próximo dia 27 de maio, no site do programa.
“Um número expressivo como este destaca a importância e a consolidação do Programa Mais Médicos que, além do provimento de profissionais em áreas de maior vulnerabilidade, oferece ao médico uma formação em Medicina de Família e Comunidade qualificando ainda mais sua atuação na atenção primária”, ressalta o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, Felipe Proenço. (Anna Iung)

No Comment! Be the first one.