O ex-prefeito de Macarani, Antônio Carlos Macedo Araújo, o Carlinhos (MDB), foi condenado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) a ressarcir os cofres públicos em mais de R$ 1,76 milhão, além de multa de R$ 74 mil, por supostas irregularidades no uso de recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS). (Foto ilustração: Prefeitura de Macarani)
Segundo o tribunal, os recursos eram destinados à expansão do sistema de abastecimento de água do município, localizado no Sudoeste baiano. O convênio foi firmado ainda em 2012, mas sua execução se deu durante a gestão de Carlinhos, entre 2013 e 2016.
De acordo com a decisão, o ex-prefeito não conseguiu comprovar os gastos milionários realizados com os recursos federais. A ausência de documentos e evidências de execução das etapas previstas no contrato levou o TCU a concluir pela responsabilidade do gestor.
Além da devolução integral do valor corrigido com juros de mora, o ex-prefeito ainda terá que arcar com a multa imposta pela Corte de Contas. O processo se soma a uma série de ações de controle que o TCU vem promovendo para apurar desvios de finalidade em convênios com recursos federais em pequenas e médias prefeituras. (Por João Matheus)

No Comment! Be the first one.