Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial da Bahia desde 2020, a Procissão do Fogaréu movimentou na quinta-feira (17), a comunidade católica de Serrinha e região, no nordeste baiano, mantendo uma tradição que completa 95 anos em 2025. O governador Jerônimo Rodrigues participou da tradicional Missa da Ceia do Senhor, na Catedral Senhora Sant’Ana e acompanhou a procissão, marcando as celebrações da Semana Santa no estado. (Foto ilustração)
“Há 95 anos, um grupo de pessoas subiu a colina para pedir a Deus que derramasse as águas das chuvas para dar dignidade às pessoas que aqui moram. E hoje, voltamos aqui para fazer mais pedidos, para agradecer, pedir perdão e paz, para que as pessoas possam viver com tranquilidade, ter dignidade na vida, ter comida no prato, ter emprego. Estou muito feliz em participar dessa caminhada e apoiar a cerimônia, que simboliza a luz da esperança e da fé”, afirmou o governador.
Considerada a celebração mais importante da fé cristã, a comunidade religiosa tem mantido a tradição, coordenada pela igreja e apoiada pelo Governo do Estado, através do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac), Secretaria de Turismo (Setur) e a Polícia Militar, no intuito de fortalecer o turismo local e o desenvolvimento socioeconômico.
O secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, destacou a importância de se manter eventos como este. “A nossa fé católica é muito forte, então, estas celebrações, missas, procissões, romarias por todo o estado da Bahia, fazem com que muitos peregrinos do Brasil e de fora do Brasil venham para nosso estado durante esse período. Isso movimenta os equipamentos turísticos, a nossa economia”. (Secom)
No Comment! Be the first one.