A produção e o refino de petróleo da Venezuela, controlados pelo Estado, não sofreram nenhum dano nos ataques dos Estados Unidos ao país e operam normalmente neste sábado (3), segundo fontes com conhecimento das operações da empresa de energia PDVSA à Reuters. (Foto ilustração)
Durante a madrugada de hoje, os Estados Unidos atacaram a Venezuela e capturaram seu presidente, Nicolás Maduro, e esposa. A ação militar foi confirmada pelo presidente norte-americano Donald Trump, após meses de tensão entre os dois países sob acusações de tráfico de drogas e ilegitimidade no poder.
O porto de La Guaira, próximo a Caracas, um dos maiores do país, mas que não é usado para exportação de petróleo, teria sofrido graves danos, segundo uma das fontes.
Em dezembro, Trump anunciou um bloqueio aos navios petroleiros que entram ou saem do país e os EUA apreenderam duas cargas de petróleo venezuelano.
Isso reduziu as exportações do país da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) no mês passado para cerca de metade dos 950.000 barris por dia (bpd) que foram enviados em novembro, de acordo com dados de monitoramento e documentos internos. (Por Liliane de Lima)

No Comment! Be the first one.