Em apenas um ano, a Galeria Mercado tornou-se mais uma parada obrigatória para quem está na capital baiana. Para celebrar um ano de abertura, nesta sexta-feira (10), a entrada será gratuita e às 15h acontece um bate-papo com o artista Vinícius S.A., que assina a obra “Lágrimas”, e a fotógrafa Amanda Tropicana, responsável pela fotografia exposta do cantor, compositor e instrumentista, Chocolate da Bahia, para compartilharem as histórias por trás de suas obras e como elas se conectam com o espaço da Galeria e com a cidade. Os ingressos devem ser retirados a partir das 10h, na Plataforma Sympla (http://sympla.com.br). (Foto ilustração)
Para o secretário Municipal de Cultura e Turismo (Secult), Pedro Tourinho, celebrar o aniversário do espaço é extremamente significativo. “Colocamos luz e arte num subsolo que estava há anos abandonado, e hoje temos o equipamento cultural mais visitado da cidade, um dos mais visitados do país, e tudo com artistas baianos de diversas gerações e com a história do próprio lugar. A Galeria Mercado é exemplo do poder de transformação que a cultura tem”, disse.
Sobre a importância do projeto e o impacto cultural do equipamento, a curadora Thais Darzé destaca a singularidade dessa realização. “Foi uma experiência única curar e ser uma das idealizadoras desse espaço, que hoje interage com a cidade de uma forma muito potente, dialogando com nosso povo, nossa gente, nossa ancestralidade e, principalmente, valorizando e resgatando nossa memória. Agradeço imensamente à Secult e à Prefeitura Municipal de Salvador pela confiança e pela sensibilidade de entregar à nossa cidade um equipamento como a Galeria Mercado”, declara.
A Galeria Mercado é um equipamento cultural da Prefeitura de Salvador, gerido pela Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI), por meio de acordo executivo de cooperação internacional. O espaço funciona de terça-feira a sábado, das 10h às 18h (última entrada até as 17h30), e aos domingos, das 10h às 14h (última entrada até as 13h30), com ingressos a R$20 (inteira) e R$10 (meia), a serem adquiridos na plataforma Sympla. (Secom/PMS)
No Comment! Be the first one.