Na sexta-feira, Dia Internacional do Gari, foi dedicada à comemoração do reconhecimento de oito anos de trajetória do projeto de extensão Alfagaris, da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), desenvolvido em parceria com a empresa Sustentare Saneamento. Entre sonhos, diversidade e muitas histórias, o sentimento entre aqueles que participam da iniciativa era somente um: gratidão.
O projeto, que promove inclusão e justiça social através da alfabetização, venceu recentemente o Prêmio LED, oferecido pelo Grupo Globo e pela Fundação Roberto Marinho. Dentre mais de duas mil iniciativas inscritas, somente 6 ganharam a premiação, recebendo o valor de R$ 200 mil. O anúncio dos vencedores da edição de 2025 foi feito na TV Globo, em um programa especial acorado pela apresentadora Eliana.
“Estamos com o coração cheio de alegria e felicidade. Este prêmio representa uma conquista importantíssima para todos os garis, trazendo visibilidade e reconhecimento da importância de nosso trabalho para a sociedade. A gente quer agradecer, primeiramente, a Uefs e à Sustentare pela oportunidade de participarmos deste projeto de alfabetização e realizarmos o sonho de ler e escrever”, declarou Jonatas Gonçalves, numa fala que representou toda turma de estudantes.
Segundo a coordenadora do projeto, Sandra Nivia Soares, a equipe reconhece o potencial do trabalho que é feito e almeja novos horizontes para os estudantes. “Nós chegamos a esse prêmio porque, localmente, a ação do Alfagaris transforma vidas, mas a experiência de participar no LED nos coloca obrigatoriamente no lugar de pensar a prática do projeto, de aumentar esse alcance, de fazer sonhar mais, e joga luz em outras perspectivas pra esses estudantes. É o que vamos continuar buscando”.
Na Sala dos Conselhos, a reitora da Uefs, professora Amali Mussi, recebeu estudantes e equipe do Alfagaris para celebrar este momento. Na oportunidade reconheceru a importância do projeto. “A universidade é ensino, pesquisa, extensão, é a relação com a comunidade. Olhar para vocês é ver a possibilidade de transformação que temos. Nossa alegria vai além de uma alegria institucional, é uma alegria recheada de esperança. O projeto Alfagarista é luz. Ilumina. Ouvir o depoimento de vocês mostra que a gente tá fazendo um trabalho muito assertivo”, disse a reitora.
Também participaram da cerimônia Sergio Ojer, superintendente regional da Sustentare, a vice-reitora da Uefs, professora Rita Brêda, a pró-reitora de Extensão, professora Taise Bomfim, além de outros membros da gestão da Uefs.(Ascom/Uefs)
Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
No Comment! Be the first one.