Integrantes da cúpula do MDB avaliam que a esquerda tem grandes chances de eleger ao menos um senador em São Paulo, nas eleições de 2026, quando duas vagas ao Senado estarão em disputa por estado.
Para caciques emedebistas ouvidos pela coluna sob reserva, essas chances aumentam se o candidato a senador da esquerda for o ministro Fernando Haddad (PT) ou o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).
Tanto Haddad quanto Alckmin possuem recall em São Paulo. O atual vice-presidente já governou o estado por três vezes, enquanto o ministro já foi prefeito da capital paulista e disputou outras eleições.
A outra vaga do Senado que estará em disputa, avaliam lideranças do MDB, deve ser conquistada pela centro-direita. O nome mais forte seria o do deputado Guilherme Derrite (PP), ex-secretário de Segurança Pública.
Embora tenha três ministérios no governo Lula, o MDB também integra a base do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e pretende apoiar a reeleição do chefe do Palácio dos Bandeirantes. (Igor Gadelha)

No Comment! Be the first one.