Declarações favoráveis dos presidentes da Câmara e do Senado ao pacote fiscal do governo tiraram boa parte da pressão sobre o câmbio nesta sessão, mas ainda assim o dólar voltou a subir ante o real nesta sexta-feira, renovando recordes. (Foto ilustração)
O dólar à vista fechou o dia com alta de 0,17%, cotado a 6,0012 reais — maior valor nominal de fechamento da história e pela primeira vez acima dos 6,00 em um encerramento de sessão. Na semana a divisa dos EUA acumulou alta de 3,21%.
Às 17h46, o dólar para janeiro — que nesta sessão passou a ser o mais líquido — cedia 0,80%, aos 5,9991 reais.
O dia começou novamente com forte alta do dólar ante o real e de abertura firme da curva a termo, com o mercado ainda reagindo negativamente a uma medida específica do pacote fiscal: a isenção de Imposto de Renda para quem ganha até 5 mil reais por mês.
Como em dias anteriores, a percepção negativa desta medida se sobrepunha às demais ações de cortes de despesas anunciadas pelo governo, cuja projeção é de uma economia de 71,9 bilhões de reais em dois anos.
No mercado de câmbio o movimento era amplificado pela disputa pela formação da Ptax de fim de mês. Calc. (Por Fabricio de Castro)

No Comment! Be the first one.