O Fórum Internacional Pró-Igualdade Racial e Inclusão Social do Recôncavo (Fórum 2024), que ocorrerá entre os dias 21 e 23 de novembro de 2024, no Campus Cruz das Almas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), contará com uma programação cultural diversificada, sempre iniciando às 20h. (Foto ilustração)
No dia 21, o palco receberá Alana Sena e o grupo Samba das Cumades. Alana Sena é cantora e compositora, desenvolvendo um trabalho musical que explora ritmos afro-brasileiros. Já o Samba das Cumades é um coletivo formado por mulheres, com repertório inspirado no samba de roda do Recôncavo.
No dia 22, a programação inclui o Samba de Roda de Dona Dalva e a cantora Matilde Charles. Dona Dalva, líder do Samba de Roda Suerdieck, é referência no resgate de tradições culturais afro-brasileiras. Matilde Charles é uma intérprete com trajetória voltada à valorização da música afrodescendente.
No dia 23, será a vez da Banda Didá e de Lazzo Matumbi. A Banda Didá, formada por mulheres percussionistas, é reconhecida por sua atuação em projetos de educação musical. Lazzo Matumbi é cantor e compositor, destacando-se como uma das vozes emblemáticas da música negra brasileira.
Além das atrações culturais, o Fórum 2024 terá conferências, minicursos, oficinas, rodas de conversa, Feira de Artesanato, Feira de Saúde da População Negra, entrega do Troféu Luiza Bairros e Noite da Beleza Negra. A conferência de abertura será conduzida pela socióloga Vilma Reis, no dia 21 de novembro, às 18h.
As inscrições estão abertas para toda a comunidade acadêmica e o público geral, com informações detalhadas disponíveis no site oficial. (Ascom/UFRB)
No Comment! Be the first one.