O dólar fechou a quinta-feira pós-Natal em leve baixa no Brasil após o Banco Central vender ao mercado 3 bilhões de dólares em leilão à vista realizado no início da sessão, enquanto no exterior a moeda norte-americana tinha desempenho misto ante as demais divisas. (Foto ilustração)
O dólar à vista fechou em baixa de 0,11% ante o fechamento da segunda-feira, aos 6,1779 reais. Às 17h04 na B3 o dólar para janeiro – atualmente o mais líquido – cedia 0,38%, aos 6,1815 reais.
No início da sessão o BC vendeu 3 bilhões de dólares ao mercado, elevando para 30,77 bilhões o total de leilões realizados desde que a instituição passou a intervir, há duas semanas, no mercado de câmbio. Esta conta inclui tanto as operações à vista quanto os leilões de linha (venda de dólares com compromisso de recompra).
As operações do BC buscam atender à demanda por dólares por parte de empresas e fundos, para remessas ao exterior – algo comum nos finais de ano.
“Em dezembro desse ano, o Banco Central interveio diversas vezes no mercado com leilões de dólar à vista que somaram 19 bilhões de dólares, além de leilões de linha de cerca de 11 bilhões de dólares. O último ano com maior volume de venda de câmbio pronto havia sido em 2020, ano da pandemia, quando o BC vendeu um total de 24 bilhões de dólares no mercado à vista”, registrou a economista-chefe do Inter, Rafaela Vitória, em análise enviada a clientes.
Embora o dólar tenha chegado a subir em alguns momentos da sessão desta quinta-feira, o leilão do BC garantiu o fechamento em baixa, na visão de alguns profissionais. (Por Fabricio de Castro)

No Comment! Be the first one.