O Banco de Leite Humano (BLH) da Maternidade Climério de Oliveira (MCO-UFBA), em Salvador, iniciou o Agosto Dourado com um alerta importante. Atualmente, a unidade mantém apenas 72 litros de leite humano armazenados, volume 45% inferior aos 130 litros considerados ideais para atender os recém-nascidos internados, principalmente prematuros e bebês de baixo peso. (Foto ilustração)
Além da redução no estoque, o serviço conta com apenas 17 doadoras cadastradas. No entanto, a meta é alcançar pelo menos 30 mulheres realizando doações de forma regular para garantir o abastecimento contínuo do banco de leite. Dessa forma, a maternidade pretende ampliar a assistência aos bebês que dependem desse alimento.
O Agosto Dourado é uma campanha nacional dedicada à promoção, à proteção e ao incentivo ao aleitamento materno. Ao longo do mês, instituições de saúde reforçam a importância da amamentação e da doação de leite humano. Afinal, esse alimento faz diferença na recuperação de bebês que ainda não conseguem ser amamentados pelas próprias mães.
Leite humano é essencial para bebês internados
Segundo a médica neonatologista do Banco de Leite Humano da MCO-UFBA, Alena Jardim, qualquer pessoa saudável que esteja amamentando e produza leite em quantidade superior à necessidade do próprio bebê pode se tornar doadora.
Como se tornar doadora
Mulheres saudáveis que estejam amamentando e produzam leite acima da necessidade do próprio filho podem realizar a doação. Antes da coleta, a equipe do Banco de Leite orienta as interessadas sobre cadastro, armazenamento e transporte do leite.
Serviço
Banco de Leite Humano da MCO-UFBA/HU Brasil
Endereço: Rua do Limoeiro, 137, Nazaré, Salvador (BA).
Telefone: (71) 3206-5407.
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 18h. (comsaudebahia)

No Comment! Be the first one.