A inspeção ordinária do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) no Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) foi oficialmente encerrada no fim da tarde de sexta-feira (10) com elogios a condutas e procedimentos adotados pela Corte baiana. “Detectamos boas práticas de referência que vão ser replicadas a outros tribunais”, afirmou o coordenador da inspeção, Desembargador Arnoldo Camanho de Assis, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), no evento que marcou o fim da atividade. (Foto ilustração)
Os trabalhos da inspeção foram iniciados na última segunda-feira (6), com o intuito de verificar o funcionamento de setores administrativos e judiciais, bem como de serventias extrajudiciais. “Ao chegarmos ao final desta jornada, o sentimento é de dever cumprido e gratidão”, afirmou o Presidente do TJBA, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, durante o evento, realizado no auditório Desembargadora Olny Silva, situado no Prédio-Sede do Judiciário, no Centro Administrativo da Bahia (CAB).
“Na abertura deste trabalho, afirmei que estaríamos imbuídos do mais amplo espírito de colaboração e transparência”, destacou Rotondano. “Posso dizer, com satisfação, que esta foi a marca de cada dia desta semana. Nossas equipes trabalharam lado a lado com o time de inspeção, compreendendo que este olhar externo é, acima de tudo, um motor para o nosso aprimoramento.”
A inspeção, regulamentada pela Portaria CNJ nº12/2026, integra a atuação do CNJ que, por meio da Corregedoria Nacional de Justiça, exerce a orientação, a coordenação e a execução de políticas públicas voltadas ao aperfeiçoamento do desempenho do Judiciário. Essas avaliações são realizadas de maneira rotineira, com o objetivo de coletar informações que possam contribuir para o aprimoramento contínuo do sistema Judiciário, identificando boas práticas e áreas que necessitem de melhorias. (Fonte: TJBA)

No Comment! Be the first one.