Foi oficialmente instaurado um inquérito civil pela 11ª Promotoria de Justiça de Juazeiro para apurar possíveis irregularidades no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Juazeiro e nos Prontos Atendimentos (PA’s) dos distritos de Maniçoba e Itamotinga. A abertura do procedimento foi anunciada pela promotora, Rita de Cássia Rodrigues Caxias de Souza, motivado por uma representação que aponta falhas estruturais e de funcionamento desses serviços de saúde essenciais à população. (Foto ilustração)
Entre as questões que motivaram a investigação estão alegações de problemas na estrutura física dos serviços de emergência e deficiências na operação dos equipamentos de socorro e atendimento básico nos distritos mencionados, conforme relatado por servidores e membros da comunidade ao Ministério Público. A instauração do inquérito permite a coleta de informações, documentos e eventuais depoimentos para verificar se as irregularidades noticiadas configuram omissão ou falhas administrativas que prejudicam o acesso à saúde.
O prefeito de Juazeiro, Andrei da Caixa (MDB), ficará no centro indireto das apurações, já que a gestão municipal é responsável pela organização e manutenção dos serviços públicos de saúde no município, incluindo o SAMU e os PA’s. A investigação poderá resultar em recomendações, Termos de Ajustamento de Conduta ou outras medidas caso sejam confirmadas deficiências graves na assistência à população. (Da Redação)

No Comment! Be the first one.