O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) instituiu o Plano Integrado das Eleições (PLANEL 2026), que orienta o planejamento, a execução e o acompanhamento das ações necessárias à realização do pleito geral no estado, conforme Resolução Administrativa nº 29, de 18 de dezembro de 2025. O documento consolida as etapas, prazos, recursos e responsabilidades, envolvendo unidades da Secretaria do Tribunal, comissões, grupos de trabalho e zonas eleitorais,da fase preparatória ao pós-eleição. (Foto ilustração)
Como objetivos centrais do PLANEL 2026, destacam-se o fortalecimento da governança e da gestão do processo eleitoral, a melhoria contínua dos fluxos de trabalho e o cumprimento das fases do ciclo eleitoral. Todos esses propósitos estão em alinhamento com o Planejamento Estratégico Institucional do Regional, seu Sistema de Governança e Gestão e as diretrizes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Segundo Luciana Bichara, secretária de Planejamento de Estratégia, Inovação e de Eleições (SPL), o Plano prioriza ainda a reorganização do planejamento das eleições, com foco nas entregas consideradas essenciais para o pleito e na adoção de uma nova metodologia de acompanhamento e monitoramento das atividades, o que fortalece a coordenação entre as áreas e reduz riscos ao longo do processo eleitoral.
“O PLANEL 2026 prevê iniciativas que impactam diretamente a organização do pleito e a tramitação dos processos eleitorais, como ações de incentivo ao voluntariado e ao mesariado, com ampliação de parcerias, o incremento do uso de tecnologia e inteligência artificial, a melhoria da acessibilidade nos locais de votação, o aperfeiçoamento da logística de urnas e de recolhimento de mídias de resultado e o reforço do apoio técnico ao enfrentamento de irregularidades na propaganda eleitoral, inclusive na internet”, pontuou. (Fonte: TRE/BA)

No Comment! Be the first one.