O desaparecimento de doadores nos últimos dias, causado principalmente pelos festejos de final de ano e das férias, deixou o estoque do Banco de Sangue da Santa Casa de Itabuna numa situação crítica neste início de ano. Na sexta-feira (2), primeiro dia útil do ano, somente 8 pessoas compareceram à unidade para a ação de solidariedade, conforme a instituição. Em dias considerados normais são entre 40 e 50 voluntários doando. (Foto ilustração)
O sumiço dos doadores deixou a unidade com estoque crítico de hemocomponentes, principalmente de plaquetas. De acordo com a coordenação de Captação do Banco de Sangue, o estoque está zerado para B negativo, um tipo sanguíneo mais raro. Os demais grupos sanguíneos encontram-se em situação crítica. Ou seja, há necessidade de doação de todos os tipos de sangue.
O baixo estoque de hemocomponentes pode comprometer o atendimento de urgência e emergência dos hospitais Calixto Midlej Filho, Manoel Novaes e Luís Eduardo Magalhães (Base). Para se ter uma ideia, nesta sexta-feira foram coletadas somente 8 plaquetas, hemocomponente essencial para realização de cirurgias e transfusão de pacientes oncológicos e renais. Para piorar, as plaquetas só podem ser usadas em até 5 dias depois da coleta. Depois disso, precisam ser descartadas. (pimenta.blog)

No Comment! Be the first one.