A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba) anunciou nesta semana um duplo avanço para Ilhéus: o Porto do Malhado registrou crescimento de 10,27% no faturamento em 2025, enquanto o projeto de engorda da Praia do Norte, aguardado há anos pela população, teve seu Termo de Referência concluído e licitado. As duas frentes simbolizam um momento de convergência entre desenvolvimento econômico e a recuperação do patrimônio natural da cidade. (Foto ilustração)
O presidente da Codeba, Antonio Gobbo, detalhou que o projeto de reconstituição da faixa de areia da Praia do Norte foi licitado este ano e tem previsão de conclusão em aproximadamente seis meses, desde que sejam atendidas todas as condicionantes ambientais. “Já está programada a construção de soluções de engenharia que promovam a engorda dessas praias. É um conjunto de obras tão necessário para a população”, afirmou.
Em paralelo, o Porto do Malhado fechou 2025 com faturamento de R$ 15,5 milhões em receita tarifária, um aumento significativo em relação ao ano anterior, impulsionado especialmente pelas cargas de projetos, que tiveram alta de 100,86%. Segundo Gobbo, o desempenho reflete os mais de R$ 31 milhões investidos recentemente em dragagem de manutenção, cercamento da área alfandegada e sistema de controle de acesso. Cargas como terras raras, minérios para transição energética, manganês e cacau foram os destaques.
Para 2026, a Codeba planeja novos investimentos, incluindo obras de desembrechamento, pavimentação e uma dragagem que ampliará a profundidade do canal de 10 para 14 metros. A temporada de cruzeiros também foi fortalecida, com 16 escalas confirmadas para 2026/2027. Juntas, as iniciativas apontam para um ciclo de transformação em Ilhéus, alinhando infraestrutura portuária, geração de emprego e a devolução à população de uma praia revitalizada. (Por Blog Agravo)

No Comment! Be the first one.