O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), por meio do projeto TRE em Todo Lugar, realizou quase 6 mil (5.605) atendimentos ao longo de 2025. As ações ocorreram entre 11 de março e 16 de dezembro, período em que foram visitados 36 municípios do interior e 12 bairros da capital baiana. Do total de localidades atendidas, oito são comunidades quilombolas e três são aldeias indígenas, reforçando a inclusão e a ampliação do acesso à cidadania. (Foto ilustração)
Durante os atendimentos itinerantes, foram ofertados serviços como alistamento eleitoral (1º título), transferência de domicílio, revisão de dados, emissão de segunda via do título, regularização da situação eleitoral, coleta de dados biométricos, além de consultas e emissão de certidões.
De acordo com a assessora de Apoio Administrativo às Zonas Eleitorais e Atenção ao Usuário (ASSZE), Silvana Caldas, a ação tem como principal objetivo atender eleitores que residem em localidades sem sede de cartório ou posto eleitoral. “O TRE em Todo Lugar busca aproximar a Justiça Eleitoral do cidadão, especialmente daquele que vive em distritos, comunidades e cidades do interior, onde o acesso aos serviços eleitorais é mais difícil. As equipes do Tribunal se deslocam até esses locais e permanecem por um tempo, oferecendo todos os serviços eleitorais básicos”, destacou.
A assessora explicou ainda que a iniciativa atua em bairros periféricos de grandes centros urbanos e em ações especiais via parcerias com outros órgãos públicos. Em 2025, um exemplo disso foi a participação no projeto Todo Voto Importa, realizado durante a Semana de Inclusão, em parceria com a Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Sempre) e instituições que trabalham no atendimento a pessoas com deficiência. “São ações que vêm sendo realizadas em várias cidades, comunidades quilombolas e aldeias indígenas, com resultados expressivos”, ressaltou Caldas. (Ascom/TRE/BA)

No Comment! Be the first one.