A poucos dias da entrega do Prêmio Município Alfabetizador, marcada para 15 de dezembro, o Movimento Bahia pela Educação ganhou novo impulso político e institucional. Na manhã desta quarta-feira (10), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB) promoveu um almoço reservado com executivos de veículos de comunicação para apresentar dados da educação baiana e fortalecer alianças em torno da meta de garantir que 80% das crianças estejam alfabetizadas na idade certa até 2030. (Foto ilustração)
A União dos Municípios da Bahia (UPB), uma das principais mobilizadoras do Movimento, marcou presença no encontro, representada pelo diretor da entidade e prefeito de Caém, Arnaldinho Oliveira. “Os nossos prefeitos são parceiros para melhorar esses índices de alfabetização. A UPB tem atuado junto a eles, pedindo que mobilizem seus secretários, diretores, coordenadores e equipes pedagógicas na busca de que a gente realmente melhore esses índices e, tenho certeza, que pelo empenho, já nesse ano de 2026 teremos um resultado muito expressivo”, afirmou o gestor.
Durante a reunião, o presidente da FIEB, Carlos Henrique Passos, fez questão de reconhecer publicamente o papel estratégico da UPB no estímulo às prefeituras para adotarem ações voltadas à melhoria dos índices de alfabetização no 2º ano do ensino fundamental. Segundo ele, o engajamento da UPB, através do presidente Wilson Cardoso, em mobilizar os gestores municipais tem sido decisivo para ampliar a prioridade da pauta nos territórios baianos. (Ascom/UPB)

No Comment! Be the first one.