Na tarde desta segunda-feira (1º), foi realizado o 1º Casamento Coletivo Quilombola de Vitória da Conquista. A iniciativa partiu da Corregedoria-Geral da Justiça da Bahia e contou com o apoio de diversas instituições, entre elas, a Prefeitura Municipal. A cerimônia aconteceu na BelaCasa Eventos, onde mais de 30 casais formalizaram sua união perante a justiça. (Foto ilustração)
O apoio do município foi garantido principalmente por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Semdes), que atuou dando apoio logístico para a realização do evento. O Cras Rural, que acompanha famílias quilombolas do território, auxiliou na preparação e regularização da documentação necessária, em parceria com a Defensoria Pública do Estado. O município também articulou, junto ao Movimento das Donas de Casa (MDC), a preparação de 15 noivas, que receberam serviços de embelzamento e cuidado para o dia da celebração.
Um marco na promoção de igualdade racial
Vitória da Conquista possui hoje 33 comunidades quilombolas oficialmente reconhecidas, sendo 32 localizadas na zona rural e uma na área urbana. O casamento coletivo reuniu casais de diversas comunidades, em uma iniciativa que fortalece direitos civis, valoriza tradições e reafirma o compromisso do poder público com as políticas de igualdade racial. (Ascom/PMVC)

No Comment! Be the first one.