Principal avaliação externa nacional realizada pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2025 acontecerá de 20 a 31 de outubro, com o intuito de diagnosticar a qualidade da Educação Básica no Brasil. A aplicação de testes e questionários – conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em parceria com o Distrito Federal, estados e municípios – busca, também, produzir indicadores educacionais, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). (Foto ilustração)
A prova do SAEB abrange estudantes do 2º, 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio e inclui questionários para secretários de Educação, diretores e professores. Pela primeira vez, os questionários também serão aplicados aos familiares dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental, via internet. A avaliação será realizada presencialmente nas escolas participantes. Os aplicadores são profissionais treinados pelo INEP, que distribuem os materiais, supervisionam a prova e recolhem os cadernos e folhas de resposta ao final. Para os alunos, o processo envolve a resolução de questões de múltipla escolha e o preenchimento de questionários, com a orientação e supervisão.
A avaliação externa é realizada a cada dois anos com a função de verificar a proficiência dos estudantes em Língua Portuguesa e Matemática, de acordo com a matriz de referência proposta.
O SAEB tem por objetivo gerar e organizar dados no país e traduzi-los em indicadores que auxiliem a entender a educação brasileira. Nessa construção, é assegurada a comparabilidade dos dados ao longo do tempo, viabilizando a manutenção de séries históricas e permitindo acompanhar a evolução da educação. O SAEB visa, ainda, avaliar a qualidade, a equidade e a eficiência da educação no país nos diferentes níveis de governo: federal, estadual e municipal. Outra finalidade da avaliação é subsidiar políticas públicas voltadas à educação, baseadas em evidências, com foco no desenvolvimento social e econômico. O SAEB tem o propósito também de fortalecer a troca de conhecimento entre universidades, institutos e centros de pesquisa; estimular o desenvolvimento de competências técnicas e científicas. (Ascom/Sec)

No Comment! Be the first one.