Após o sucesso do Programa Mais Médicos, que possibilitou a formação e a contratação de médicos de família e comunidade para atuarem no Sistema Único de Saúde (SUS), o Ministério da Saúde (MS) lançou o programa Agora Tem Especialistas. A nova iniciativa, que prevê o provimento e a formação de médicos que já possuem especialização, está com edital aberto para 53 vagas imediatas para atuarem na Bahia, com início das atividades a partir de setembro de 2025. As inscrições podem ser realizadas até o dia 10 de agosto, na plataforma da Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS). (Foto ilustração)
Além das 53 vagas imediatas, serão ofertadas outras 63 vagas para cadastro reserva, totalizando 116 vagas destinadas a médicos especialistas que desejam atuar na Bahia, com a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos em locais onde há carência de profissionais.
O edital oferta 635 vagas imediatas e 1.143 vagas para cadastro reserva, somando 1,7 mil vagas para médicos especialistas atuarem em diversos estados do país.
Formação
O programa é composto por 16 cursos de aprimoramento, conduzidos por profissionais de excelência dos hospitais participantes do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS) e da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).
Os participantes terão 16 horas semanais dedicadas à prática assistencial e 4 horas semanais destinadas a atividades educacionais, incluindo mentoria remota e imersões em serviços de referência nas especialidades prioritárias para o SUS, como oncologia e ginecologia. Cada curso terá duração de 12 meses.
Cronograma
15/08 – Resultado preliminar com a lista de classificação
05/09 – Publicação final das alocações
08/09 a 12/09 – Acolhimento pelas instituições formadoras
15/09 – Homologação e início das atividades. (Fonte: SUPERH)

No Comment! Be the first one.