Faltando pouco mais de 14 meses para as eleições na Bahia, já existe um clima de disputa para governador. Os nomes do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e de ACM Neto (União Brasil), que disputaram as eleições em 2022, são dados como certos na disputa. Há também os nomes de João Roma (PL), que também foi candidato em 2022, e pode ir a disputa, somando-se ao do ex-candidato a prefeito de Salvador, Kleber Rosa (PSOL) que disputou em 2022. Este surpreendeu ao ficar em segundo lugar na capital baiana nas eleições de 2024, em que o PT apoiou o vice-governador Geraldo Júnior (MDB) que ficou em terceiro lugar. Na mesma eleição foi reeleito o prefeito Bruno Reis (União Brasil). Em Feira de Santana, a maior do interior baiano, tendo um colégio eleitoral com mais de 420 mil eleitores, a especulação não é diferente. E, com esse cenário, a Economic Consultoria & Pesquisas, contratada pelo site Bahia na Política, quis saber do eleitor em quem votaria para governador da Bahia se a eleição fosse hoje.
Vejamos os números:
ACM Neto – 50,4%
Jerônimo Rodrigues – 26,0%
João Roma – 4,1%
Kleber Rosa – 1,8%
Brancos/Nulos – 12,1%
NS/NO – 7,1%
A Economic foi a campo entre os dias 8 e 11 de julho, ouviu 1.000 pessoas, sendo que 875 entrevistados na sede do município, totalizando 37 bairros; 125 na zona rural em quatro distritos. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%. (Observação: NS/NO – Não Sabem e Não Opinaram)
Não custa lembrar que nas duas eleições anteriores para governador (2018 e 2022), o grupo liderado pelo PT não obteve sucesso em Feira de Santana. No pleito de 2022, ACM Neto foi vitorioso no primeiro e segundo turnos das eleições ante o atual governador Jerônimo Rodrigues.

No Comment! Be the first one.